Sábado, 07 de Março de 2026 18:55
77981182798
24°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Política Lula na Bahia

Segurança Máxima no Carnaval: visita presidencial transforma o Circuito Osmar em área de controle absoluto

Com detectores de metal, bloqueios na Praça 2 de Julho e uso de equipamento anti-drone, passagem de Lula provoca restrições inéditas no coração do Carnaval de Salvador.

14/02/2026 17h21
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Bahia Notícias
Segurança Máxima no Carnaval: visita presidencial transforma o Circuito Osmar em área de controle absoluto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Salvador (BA) neste sábado (14) para participar das celebrações do Carnaval 2026, especialmente no Circuito Osmar, no bairro Campo Grande. A expectativa era de que ele acompanhasse a passagem dos trios elétricos a partir do camarote do Governo do Estado, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e de ministros, após ter participado da folia em Recife (PE) pela manhã.


Restrição de Acesso e Segurança Reforçada

Limitações para a Imprensa

Devido à presença presidencial, a circulação na Praça 2 de Julho foi drasticamente reduzida, com corredores exclusivos para circulação de jornalistas credenciados. O acesso à Sala de Imprensa Linda Bezerra também sofreu restrições, segundo relatos de profissionais no local.

No camarote oficial do Governo, onde Lula deve acompanhar os desfiles, foi instalado um detector de metais — uma medida que não vinha sendo adotada em anos anteriores. O controle de entrada está sob responsabilidade da equipe de segurança da Presidência.

Proibição de Drones e Equipamentos Anti-Drone

O esquema de segurança levou a uma proibição total de drones nas imediações da Passarela Nelson Maleiro. Há relatos de agentes derrubando aparelhos que tentaram sobrevoar a área durante a passagem de Lula. A equipe de segurança também utiliza equipamento anti-drone, com foco em proteger a zona pelo tempo da visita presidencial.


Críticas e Contexto

A montagem de um esquema de segurança mais rígido despertou críticas e comentários de jornalistas, que destacaram que medidas como a limitação de circulação e a instalação de detectores de metais não eram usuais em edições anteriores do Carnaval no Campo Grande.

Alguns profissionais também relataram dificuldades de acesso em áreas tradicionalmente abertas, o que poderia interferir na cobertura jornalística dos desfiles e da festa em si.


Agenda do Presidente

A visita faz parte de uma maratona de Carnaval que inclui passagens por Recife (PE) e, posteriormente, pelo Rio de Janeiro (RJ), onde Lula também deve acompanhar desfiles na Marquês de Sapucaí no domingo (15). 


Da Redação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.