Terça, 05 de Maio de 2026 19:32
77981182798
Política Papa

Papa Leão XIV pede respeito à soberania da Venezuela após prisão de Maduro

Pontífice afirma acompanhar crise com preocupação, defende direitos humanos e rejeita soluções violentas.

04/01/2026 13h19
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1
Papa Leão XIV pede respeito à soberania da Venezuela após prisão de Maduro

O papa Leão XIV afirmou neste domingo (4), que a Venezuela deve permanecer um país independente, após a captura do presidente Nicolás Maduro pelo governo dos Estados Unidos. Em declaração feita após a oração dominical na Praça de São Pedro, no Vaticano, o pontífice disse acompanhar a situação com “profunda preocupação”.

“O bem-estar do amado povo venezuelano deve prevalecer sobre todas as outras considerações e levar à superação da violência e ao início de caminhos de justiça e paz, garantindo a soberania do país”, afirmou o papa, ao pedir respeito aos direitos humanos.

Primeiro papa nascido nos Estados Unidos, Leão XIV já havia se posicionado contra qualquer solução violenta para a crise venezuelana. No início de dezembro, ele fez um apelo para que Washington priorizasse o diálogo antes de qualquer operação no país.

Leão XIV mantém fortes vínculos com a América Latina, especialmente com o Peru, onde atuou como missionário por quase três décadas e chegou a se naturalizar cidadão peruano.

Prisão de Maduro

Nicolás Maduro chegou a um centro de detenção em Nova York no fim da noite de sábado (3), após ser capturado por autoridades norte-americanas durante uma operação realizada na madrugada do mesmo dia, em Caracas, segundo informou o governo dos Estados Unidos.

Antes de ser transferido, Maduro foi conduzido sob custódia ao escritório da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA), onde foi fichado. Imagens do presidente venezuelano escoltado por agentes foram divulgadas por um perfil oficial da Casa Branca na rede social X.

Em entrevista coletiva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que avalia os próximos passos para a Venezuela. Segundo ele, o país será conduzido temporariamente por um “grupo” em formação até que ocorra uma transição de poder, sem detalhar prazos ou o funcionamento do arranjo.

Ainda no sábado, a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, anunciou que Maduro será julgado pela Justiça americana em um tribunal de Nova York.

Com informações do Meio Norte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários