Otto Alencar Filho tomou posse, nesta terça-feira (23), como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A nomeação foi feita por indicação do PSD, acolhida pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), consolidando um movimento político-institucional de renovação na Corte de Contas do Estado.
A oficialização ocorreu após a publicação do decreto de nomeação no Diário Oficial do Estado (DOE), na manhã desta terça-feira, um dia depois de a ALBA aprovar o nome do então deputado federal por ampla maioria: 43 votos favoráveis e apenas um contrário.
Durante o ato de assinatura do termo de posse, o conselheiro Marcus Presidio, vice-presidente do TCE-BA, saudou o novo integrante da Corte e destacou o perfil do empossado, ressaltando juventude, seriedade e compromisso com a função pública. Presidio também enfatizou o ambiente institucional do Tribunal, marcado pelo diálogo, pela unidade e pela busca constante de aproximação com gestores e com a sociedade baiana.
Ao se pronunciar, Otto Alencar Filho afirmou que assume o cargo com o mesmo espírito que norteou sua trajetória pública: trabalho, integridade e compromisso com o interesse coletivo. Segundo ele, a atuação no TCE-BA será pautada pela coragem de fazer o que é correto e justo, com foco na boa aplicação dos recursos públicos e na promoção de mudanças que impactem positivamente a vida da população baiana.
A vaga ocupada por Otto Filho era do conselheiro Antônio Honorato de Castro Neto, que deixou o cargo em razão de aposentadoria, abrindo espaço para a recomposição do Tribunal.
Embora a posse administrativa já tenha sido realizada, a cerimônia oficial está prevista para o dia 6 de janeiro, data em que será formada a nova Mesa Diretora do TCE-BA. A Corte será comandada, no biênio 2026–2027, por Gildásio Penedo Filho (presidente), Marcus Presidio (vice-presidente) e Carolina Matos (corregedora), eleitos para conduzir o órgão em um novo ciclo institucional.
Fonte: Bnews.
Macrodrenagem Danilo Henrique questiona eficácia do canal do Santa Luzia e aponta bacias de contenção como solução para os alagamentos em Barreiras
Toffoli Toffoli marca acareação com investigados na fraude do Banco Master
Casas Populares O Fato e a Opinião: Barreiras recebe 500 casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida e reacende debate força política para conseguir o benefício
Valdo Júnior Aos amigos de Valdo Júnior a minha mensagem de fé, união, esperança e compromisso com o povo barreirense.
Recesso! A Câmara Municipal de Barreiras entra em recesso a partir de 24 de dezembro
Mandato Charles Fernandes assume mandato definitivo na Câmara dos Deputados Mín. 19° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 34°
Chuvas esparsas