Terça, 04 de Novembro de 2025 08:42
77981182798
29°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Polícia Rio de Janeiro

Corpos dos mortos na megaoperação na Penha e do Alemão são liberados pelo IML do Rio de Janeiro

A Defensoria Pública do Rio acompanha as famílias das vítimas - a ação deixou 121 mortos e segue sob investigação do Ministério Público.

03/11/2025 08h43
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1
Corpos dos mortos na megaoperação na Penha e do Alemão são liberados pelo IML do Rio de Janeiro

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro informou que todos os corpos das vítimas da megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão foram liberados pelo Instituto Médico-Legal (IML), encerrando oficialmente as perícias. A instituição continua prestando assistência jurídica e psicológica às famílias dos mortos.

A operação, considerada uma das mais letais da história do Rio, resultou em 121 mortos — sendo 117 civis e quatro policiais. Entre as vítimas, estavam nove líderes do Comando Vermelho, que, segundo as autoridades, estavam na região durante a ofensiva.

De acordo com o IML, os laudos com as causas das mortes deverão ser concluídos em até 15 dias úteis. Durante a ação policial, foram apreendidas 120 armas de fogo, incluindo 93 fuzis, além de pistolas, metralhadoras e explosivos.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), conduz uma investigação paralela sobre a operação, em cumprimento a determinações da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na última quinta-feira (30), cerca de 30 familiares das vítimas protestaram em frente ao IML, na Avenida Francisco Bicalho, cobrando mais agilidade no reconhecimento e na liberação dos corpos.

A Defensoria reforçou que seguirá acompanhando o caso “para garantir transparência, legalidade e respeito à dignidade das vítimas e de seus familiares”.

Com informações do Metro1.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.