A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro informou que todos os corpos das vítimas da megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão foram liberados pelo Instituto Médico-Legal (IML), encerrando oficialmente as perícias. A instituição continua prestando assistência jurídica e psicológica às famílias dos mortos.
A operação, considerada uma das mais letais da história do Rio, resultou em 121 mortos — sendo 117 civis e quatro policiais. Entre as vítimas, estavam nove líderes do Comando Vermelho, que, segundo as autoridades, estavam na região durante a ofensiva.
De acordo com o IML, os laudos com as causas das mortes deverão ser concluídos em até 15 dias úteis. Durante a ação policial, foram apreendidas 120 armas de fogo, incluindo 93 fuzis, além de pistolas, metralhadoras e explosivos.
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), conduz uma investigação paralela sobre a operação, em cumprimento a determinações da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na última quinta-feira (30), cerca de 30 familiares das vítimas protestaram em frente ao IML, na Avenida Francisco Bicalho, cobrando mais agilidade no reconhecimento e na liberação dos corpos.
A Defensoria reforçou que seguirá acompanhando o caso “para garantir transparência, legalidade e respeito à dignidade das vítimas e de seus familiares”.
Com informações do Metro1.
 Brasileira Brasileira é morta a facadas na Itália; ex-companheiro confessou o crime 
 Fábrica Fábrica clandestina tinha capacidade para produzir até 3.500 fuzis por ano, revela Polícia Federal 
 Formosa Homem é preso com pistola 9 mm após denúncia de disparos em Formosa do Rio Preto 
 Inhuma Homem é preso suspeito de matar rival a facadas no bairro Sossego, em Inhuma 
 Operação Letal Moradores do Rio de Janeiro aprovam a megaoperação de Cláudio Castro que deixou mais de 100 mortos e prendeu 80 criminosos 
 “Japinha” “Japinha do CV”: Veja o que a musa do crime disse para amiga antes de ser fuzilada Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsas