Quinta, 30 de Outubro de 2025 17:16
77981182798
37°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Política Elmar Nascimento

Elmar Nascimento articula nos bastidores para disputar vaga no TCU em 2026

O deputado baiano busca o apoio do Centrão e de outras bancadas para suceder o ministro Aroldo Cedraz, que se aposentará da Corte.

27/10/2025 16h32
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews
Elmar Nascimento articula nos bastidores para disputar vaga no TCU em 2026

O deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA), intensificou as articulações políticas com o objetivo de ocupar a vaga que será aberta no Tribunal de Contas da União (TCU), em 2026, quando está prevista a aposentadoria do ministro Aroldo Cedraz, também baiano.

Segundo informações de bastidores apuradas pelo BNews, Elmar tem buscado apoio de diferentes bancadas no Congresso Nacional, embora enfrente um cenário de disputa acirrada pela indicação.

Acordo favorece o PT

O principal obstáculo ao projeto de Elmar é um acordo firmado entre o PT e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), que assegura ao partido do presidente Lula o direito de indicar o próximo ministro da Corte.
Nesse contexto, o nome mais cotado é o do deputado Odair Cunha (PT-MG).

Estratégia e desafios

Mesmo diante do acordo, Elmar aposta na força do Centrão, em sua influência junto ao governo federal e nas dificuldades de Cunha em conquistar apoio de partidos como o PL e o União Brasil.

O deputado, porém, enfrenta concorrência interna dentro do próprio partido. O também deputado Danilo Forte (União-CE), é um dos interessados na vaga, assim como Hugo Leal (PSD-RJ), que recentemente recebeu o apoio formal da bancada do PSD.

Futuro político em aberto

Caso consiga consolidar sua candidatura ao TCU, Elmar Nascimento pode abrir mão de disputar a reeleição em 2026.
Procurado pelo BNews, o parlamentar negou estar em campanha para o tribunal.
Não é verdade”, afirmou.

Fonte: Portal BNews.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.