O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu neste sábado (18), a criação de projetos conjuntos de educação entre países da América Latina como uma forma de fortalecer a independência política e econômica da região.
A declaração foi feita durante um encontro com estudantes da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), realizado em São Bernardo do Campo (SP).
Segundo Lula, investir em educação é essencial para diminuir a dependência externa e enfrentar pressões internacionais. O presidente também destacou a necessidade de alianças entre países do Sul Global para garantir um desenvolvimento mais equilibrado.
“Fizemos também a Universidade da América Latina em Foz do Iguaçu. Queremos formar uma doutrina latino-americana, com professores e estudantes latino-americanos, para sonhar que nosso continente um dia seja independente, e que nunca mais um presidente de outro país ouse falar grosso com o nosso país, porque não vamos aceitar”, afirmou.
Lula reforçou ainda que o Brasil tem buscado parcerias estratégicas com países africanos, nações de língua portuguesa e governos latino-americanos, com o objetivo de ampliar a cooperação educacional, científica e política entre os países em desenvolvimento.
Com informações do Portal Metro1.
Mín. 24° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 37°
ChuvaMín. 20° Máx. 29°
Chuva