Segunda, 13 de Outubro de 2025 10:33
77981182798
28°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Política Ministro

Wagner entrega favorito de Lula para vaga de Barroso no STF

Líder do governo no Senado diz que presidente deve escolher sucessor de Barroso entre Messias, Bruno Dantas e Rodrigo Pacheco.

13/10/2025 08h29 Atualizada há 2 horas
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews
Wagner entrega favorito de Lula para vaga de Barroso no STF

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), deu indícios de quem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve indicar para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso.

Em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta segunda-feira (13), Wagner afirmou que o advogado-geral da União, Jorge Messias, é o nome mais cotado para suceder Barroso. Segundo ele, o presidente mantém relação de confiança com Messias e já o havia cogitado em indicações anteriores.

“Todos os citados têm relação de confiança com o presidente. Óbvio que o Messias é com quem ele tem mais convivência e já foi cogitado da outra vez. É uma decisão de Lula. Ele ouve muita gente, mas não revela o caminho que está trilhando. A relação dele com o Rodrigo é boa, com o Bruno sempre foi boa, com o Messias também. Na minha opinião, está entre esses nomes. Mas não é impossível que apareça outro”, declarou o senador.

Além de Messias, Wagner mencionou também o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, como nomes que permanecem no radar do Palácio do Planalto.

De acordo com o petista, Lula deve anunciar o indicado somente após ouvir o Senado, e o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), “deve procurá-lo” para tratar do assunto.

Com informações do BNews.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.