Após uma série de ataques de hackers a instituições financeiras, o Banco Central (BC) anunciou nesta sexta-feira (5) um conjunto de medidas para reforçar a segurança do sistema financeiro. As mudanças, aprovadas pela diretoria da autarquia, afetam principalmente instituições de pagamento não autorizadas e empresas de tecnologia que prestam serviços ao setor.
Em entrevista coletiva, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, afirmou que os ataques recentes foram realizados por organizações criminosas. Segundo ele, tanto fintechs quanto grandes bancos são vítimas: “É um criminoso usando aquilo, não é um banco nem uma fintech”, destacou.
Instituições de pagamento não autorizadas e aquelas conectadas ao Sistema Financeiro Nacional por meio de Provedores de Serviços de Tecnologia da Informação (PSTIs) terão limite de R$ 15 mil em transferências via TED e PIX.
A restrição pode ser suspensa quando os participantes comprovarem a adoção de controles de segurança. De forma transitória, quem já demonstrar conformidade poderá ser dispensado do limite por até 90 dias. A regra já está em vigor.
O BC determinou que nenhuma instituição de pagamento poderá operar sem autorização prévia. Além disso, o prazo para que as instituições ainda não autorizadas solicitem regularização foi antecipado de dezembro de 2029 para maio de 2026.
Somente integrantes dos segmentos S1, S2, S3 ou S4 – que não sejam cooperativas – poderão atuar como responsáveis pelo PIX de instituições de pagamento não autorizadas. Os contratos atuais deverão ser ajustados em até 180 dias.
O Banco Central poderá exigir certificação técnica ou avaliação emitida por empresa independente, atestando o cumprimento dos requisitos autorizativos. Caso o pedido de autorização seja negado, a instituição terá até 30 dias para encerrar suas atividades.
Os requisitos para credenciamento de PSTIs também foram ampliados. Além de novas exigências de governança e gestão de riscos, será necessário capital mínimo de R$ 15 milhões. O descumprimento pode levar a medidas cautelares ou até ao descredenciamento. A norma já está em vigor, com prazo de quatro meses para adequação.
Fonte: Portal Meio Norte.
Mín. 19° Máx. 38°
Mín. 20° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 41°
Tempo limpo