O prefeito de Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, comentou em entrevista à Folha de S.Paulo, publicada na sexta-feira (30), os motivos pelos quais o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), tem alcançado ampla repercussão nas redes sociais. Segundo Campos, o sucesso do parlamentar conservador se deve a uma combinação de senso de oportunidade, estrutura orgânica da direita e estratégias de impulsionamento patrocinado.
“Tem o senso de oportunidade, dizer a coisa precisa – não vou dizer que é a coisa certa – numa hora devida”, afirmou o prefeito à publicação. Segundo ele, essa habilidade de explorar o momento certo contribui fortemente para a viralização de conteúdos.
Campos também destacou que a direita possui uma rede orgânica muito consolidada nas redes sociais, aliada ao uso de recursos financeiros para ampliar o alcance das publicações. “Tem instrumentalização de patrocínio para startar o vídeo até ele pegar na veia, e tem uma rede orgânica muito grande que a direita tem”, explicou.
O presidente do PSB ainda chamou a atenção para uma prática recorrente no ambiente digital: a mistura de informações verdadeiras com falsas para aumentar o engajamento. “E tem uma parte aí que é de você colocar informações que não necessariamente condizem com a verdade. Não estou falando especificamente de determinado vídeo ou pessoa, mas você pega um assunto amplo, aí você fala de dez assuntos, bota seis verdades e quatro invenções no meio.”
Para Campos, essa estratégia não é feita de forma aleatória, mas pensada para gerar reações. “Isso não é feito por acaso, isso é feito para engajar, porque muitas vezes o que engaja é a mentira. Então é difícil, é difícil. Mas há de se reconhecer que a direita tem um senso de oportunidade importante”, completou.
Com informações do BNews.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 14° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 34°
Tempo limpo