Na manhã deste domingo, 04 de agosto de 2024, todo o oeste baiano foi surpreendido com a notícia da desistência de Oziel Oliveira (PSD), em concorrer à prefeitura de Luís Eduardo Magalhães-BA.
A notícia que surpreendeu a todos foi divulgada na convenção do PSD no bairro Florais Léa, e não ficou apenas nisso, o político indicou o ex-vereador por Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, o advogado Teófilo Jerônimo.
Realmente, a decisão de Oziel surpreendeu a muitos, mas engana-se quem pensa que a decisão não foi racional e estratégica.
O ex-prefeito de LEM alega problemas pessoais, porém, quem acompanha os bastidores da política da cidade, sabe que a pré-campanha de Oziel estava 'morna'.
Mas por quê o político desistiu da candidatura? Simples: - As chances de Oziel contra o atual prefeito Júnior Marabá seriam mínimas, e acumamulando mais uma derrota, Oziel poderia se enfraquecer mais ainda e findar a sua carreira política de vez; é melhor esperar mais quatro anos e enfrentar o indicado do Marabá.
Esse movimento feito por Oziel não é novo na política baiana. Vejamos o caso de ACM Neto, que sacrificou Zé Ronaldo contra Rui Costa. "Porém, nem sempre a monobra dá certo". Pois, Neto enfrentou Jerônimo posteriormente e perdeu.
Coincidência ou não, Teófilo Jerônimo será apenas um "boi de piranha" nestas eleições de 2024 contra Júnior Marabá. Já Oziel, continuará em um cargo federal, e a sua esposa Jusmarí em um cargo estadual que lhes garantem futuramente: "Uma eleição de deputada estadual para Jusmarí, já que tem contato com todos os prefeitos da Bahia na SEDUR, e uma de deputado federal para Oziel daqui a dois anos".
Sendo assim, eleitos deputados estadual e federal, Jusmarí e Oziel respectivamente virão muito fortes nas eleiçoes municipais de 2028, em Barreiras e LEM.
Da Redação do 40 Graus.
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 24° Máx. 38°
Parcialmente nublado