Domingo, 21 de Julho de 2024 07:55
77981182798
Política Profª Nilza

Professora Nilza enfatiza PGP, Orçamento Participativo e o papel de Tito e Emerson na transformação de Barreiras

Nós sempre defendemos a participação dos cidadãos nas decisões políticas e Tito é o nome mais preparado para implantar um projeto desenvolvimentista em Barreiras.

09/07/2024 11h05
Por: F. Silva Fonte: Caso de Política
Professora Nilza enfatiza PGP, Orçamento Participativo e o papel de Tito e Emerson na transformação de Barreiras

A presidente do PT e pré-candidata a vereadora por Barreiras, Professora Nilza, destacou a prática democrática de seu partido (PT), durante entrevista à rádio Nova FM, concedida nesta segunda-feira, 8 de julho. O entrevista foi ao ar às 10 horas e se encerrou por volta das 12.

Ela ressaltou que o PT está nestas eleições com Tito, candidato que será homologado pelo partido, enfatizando o compromisso com a participação popular e a construção do Programa de Governo Participativo (PGP). 

Professora Nilza explicou que o PGP inclui reuniões com a população e grupos empresariais para ouvir sugestões e necessidades locais, visando um governo mais alinhado com os interesses da comunidade. Segundo a Professora Nilza, as propostas também podem ser encaminhadas através do site: www.fazermuitomais.com.

A discussão sobre orçamento participativo e o PGP foram centrais na entrevista, com Professora Nilza contextualizando suas origens em Porto Alegre, no final da década de 1980, como uma resposta à necessidade de maior participação cidadã na definição das prioridades de gastos públicos. Segundo ela, o modelo adotou critérios específicos para distribuir recursos entre diferentes regiões, priorizando áreas com maior vulnerabilidade socioeconômica para reduzir desigualdades e promover desenvolvimento econômico.

“A metodologia de trabalhar com um Programa de Governo Participativo e com o orçamento participativo é uma prática comum do PT, tendo sido implantada pela primeira vez ao final dos anos 80 em Porto Alegre, na administração do então prefeito Olívio Dutra. Ou seja, já são mais de 34 anos chamando indistintamente a população e setores empresariais para esse debate importante. Empresários e a população sempre são atendidos em suas demandas e prioridades, todos ganham. Em Barreiras, Tito é o mais preparado para implantar um projeto desenvolvimentista“, enfatizou Professora Nilza.

Ela ressaltou que esse modelo não apenas garante uma distribuição mais justa dos recursos públicos, mas também fortalece o engajamento cidadão na governança local. Inspirado pelo sucesso em Porto Alegre, o orçamento participativo se espalhou por diversas cidades no Brasil e no mundo, evidenciando seu potencial transformador na promoção da democracia e na mitigação das disparidades sociais.

Em uma das perguntas feitas pelo radialista Sigi Vilares, foi questionado o convite feito a Tito para se filiar ao PT:

“Olha… a vinda do Tito é uma questão muito importante e estratégica para nós. Nós sabemos que Tito tem um importante histórico de atuação política e social que se alinha bastante com o projeto do presidente Lula e do governador Jerônimo. Nós o convidamos porque acreditamos que ele pode contribuir significativamente para fortalecer um projeto de desenvolvimento econômico e social e para defender as pautas que são essenciais para toda a nossa região. A filiação dele representa um fortalecimento, especialmente neste momento em que estamos construindo um Plano de Governo Participativo que realmente atenda às necessidades da população, classes empresariais, segmentos sociais”…, disse.

Durante a entrevista, Professora Nilza também abordou outros aspectos de sua trajetória e compromissos políticos, destacando sua a chegada a Barreiras em 1986 e seu envolvimento na organização dos trabalhadores rurais da Diocese local. Militante do PT desde 1980, ela sublinhou a importância da inclusão social e seu compromisso com melhorias na qualidade de vida dos cidadãos, refletido em sua candidatura à vereança.

Professora Nilza concluiu enfatizando seu papel como defensora de condições dignas de vida, saúde, educação e lazer para todos os barreirenses, reafirmando sua confiança no potencial de Tito, Jerônimo e Lula para alavancarem o crescimento social e econômico da cidade.

Fonte: Caso de Política.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.