Domingo, 21 de Julho de 2024 06:30
77981182798
Agronegócio Genética

Prova de Ganho de Peso destaca evolução genética da raça Nelore no Tocantins

Evento em Silvanópolis reúne criadores para avaliar potencial da pecuária local.

20/06/2024 18h00
Por: F. Silva Fonte: Portal do Agronegócio
Prova de Ganho de Peso destaca evolução genética da raça Nelore no Tocantins

A cidade de Silvanópolis, no interior do Tocantins, sediará mais uma edição da Prova de Ganho em Peso (PGP), organizada pela Nelore Tocantins (ACNT), entidade vinculada à Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O evento, que começa neste sábado, 22 de junho, e se estende até 12 de abril do próximo ano, reunirá mais de 100 exemplares da raça Nelore para análise.

Avaliação técnica e expectativas

A Fazenda Encontro da Natureza, sob a liderança do pecuarista Celso Guelfi, será o palco das avaliações que serão supervisionadas por José Neto, técnico de campo e consultor do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) no Escritório Técnico Regional (ETR) da ABCZ em Palmas, Tocantins. José destaca a importância da prova para destacar a qualidade genética do Nelore tocantinense, influenciando até mesmo a escolha de genética por centrais de sêmen.

Objetivos e impacto

As Provas de Ganho em Peso, reconhecidas pela ABCZ, têm como objetivo identificar os animais com melhor desempenho em ganho de peso, peso final ajustado e conformação. A competição inclui categorias de avaliação em confinamento, a pasto e de dupla aptidão, contribuindo para o avanço técnico e genético da raça.

Durante o evento, será promovida uma roda de conversa sobre "Genética melhoradora, dos rebanhos PO ao gado comercial", abordando técnicas de manejo, reprodução e nutrição que são cruciais para o desenvolvimento sustentável da pecuária local.

Valorização e troca de conhecimentos

Andrea Stival, presidente da Nelore Tocantins, enfatiza que a PGP não apenas destaca os avanços genéticos da raça, mas também fortalece a indústria pecuária regional. Eventos como esse são essenciais para valorizar a criação de gado Nelore de alta qualidade e incentivam a contínua busca por melhorias no setor.

O evento em Silvanópolis representa um marco para a pecuária do Tocantins, destacando o compromisso dos criadores com o aprimoramento genético e a excelência na produção de carne bovina.

Fonte: Portal do Agronegócio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.