Sábado, 12 de Setembro de 2026
20°C 37°C
Barreiras, BA
Publicidade

Gilmar Mendes pede acesso a dados do celular de Daniel Vorcaro

Ministro do STF solicita que informações extraídas do aparelho sejam compartilhadas integralmente com os demais integrantes da Corte.

F. Silva
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews
12/09/2026 às 12h44
Gilmar Mendes pede acesso a dados do celular de Daniel Vorcaro

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou ao presidente da Corte, Edson Fachin, que os gabinetes dos ministros tenham acesso integral aos dados extraídos do celular de Daniel Vorcaro.

No pedido, Gilmar defendeu que todas as informações obtidas no aparelho sejam disponibilizadas aos ministros, sem restrições.

“Tal providência é necessária para que seja assegurado a todos os ministros o conhecimento de todas as informações relevantes para o julgamento, já que a subsistência de acesso assimétrico ao acervo informativo compromete a paridade entre os integrantes da Corte e, em última análise, a própria colegialidade que deve presidir o julgamento”, afirmou.

O decano também citou uma solicitação semelhante feita pelo ministro Cristiano Zanin, que pediu o compartilhamento dos dados na última sexta-feira (11).

Na mesma data, o ministro André Mendonça se posicionou contra o compartilhamento. Segundo ele, o aparelho de Vorcaro permanece sob posse da Polícia Federal (PF) desde a apreensão.

Gilmar Mendes já havia encaminhado outros pedidos a Fachin relacionados ao caso Master. Entre eles, solicitou o adiamento do julgamento envolvendo Alexandre de Moraes, previsto para a próxima terça-feira (15).

O ministro argumentou que não haveria condições para o julgamento devido à falta de definição sobre a natureza jurídica da investigação.

Moraes manteve trocas de mensagens com Daniel Vorcaro e, por esse motivo, será alvo de julgamento por uma suposta quebra de decoro.

Gilmar também pediu que o caso fosse relatado por Edson Fachin.

Da redação do 40 Graus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários