
O governador e candidato à reeleição Jerônimo Rodrigues anunciou a ampliação do uso de tecnologia na segurança pública da Bahia. Em entrevista ao Balanço Geral, nesta terça-feira (25), ele afirmou que pretende expandir o reconhecimento facial, o videomonitoramento inteligente, as câmeras corporais e a leitura automática de placas.
Segundo Jerônimo, a integração das tecnologias permitirá maior velocidade e precisão na atuação das forças de segurança.
“Nós já conseguimos prender quase duas mil pessoas, só com as câmeras que fazem o reconhecimento facial. Só inteligência e tecnologia”, afirmou o governador.
A proposta está prevista no Programa de Governo, que também estabelece a integração de câmeras públicas e privadas e a criação de uma Plataforma Estadual Integrada de Dados e Inteligência.
Para Jerônimo, o combate à criminalidade deve começar antes da ocorrência, por meio de planejamento, inteligência e monitoramento dos territórios. Ele citou como exemplo a preparação das forças de segurança para grandes eventos.
A ampliação tecnológica será acompanhada de novos investimentos. Segundo o governo, a atual gestão contratou 11 mil policiais, peritos e bombeiros, além de entregar 6,6 mil viaturas, 273 unidades de segurança, 20 mil coletes balísticos, helicópteros e 250 drones.
O governo também afirma que o efetivo estadual é 30% maior do que há 20 anos.
Entre as próximas medidas está a ampliação da integração entre as forças estaduais e a União, com foco em investigação patrimonial, recuperação de ativos, combate à lavagem de dinheiro e enfrentamento aos mercados ilícitos.
De acordo com os dados apresentados pelo governo, a Bahia registra quatro anos consecutivos de queda nos homicídios. Em 2025, a redução foi de 13%, enquanto Salvador alcançou o menor patamar de violência letal dos últimos 14 anos.
Foto: Matheus Landim.