Quinta, 23 de Julho de 2026
18°C 36°C
Barreiras, BA
Publicidade

STF autoriza investigação da PF contra ministro do STJ por suspeita de venda de sentenças

Segundo a PF, há suspeitas de que decisões do magistrado tenham beneficiado pessoas específicas.

F. Silva
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1
23/07/2026 às 12h12
STF autoriza investigação da PF contra ministro do STJ por suspeita de venda de sentenças

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal a investigar o ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no inquérito que apura um suposto esquema de venda de sentenças. É a primeira vez que um integrante do STJ passa a ser investigado diretamente desde o início da Operação Sisamnes, deflagrada em novembro de 2024.

Segundo a PF, há suspeitas de que decisões do magistrado tenham beneficiado pessoas específicas. Os investigadores também pretendem analisar movimentações bancárias de empresas, familiares do ministro e servidores para verificar o fluxo de recursos e identificar eventual pagamento de vantagens indevidas ou prática de lavagem de dinheiro.

Ao autorizar as diligências, Zanin afirmou que as medidas poderão esclarecer a possível participação de servidores, agentes privados ou de autoridades com foro privilegiado. Por meio da assessoria do STJ, Paulo Moura Ribeiro informou que desconhece a existência de investigação relacionada às decisões que proferiu.

Da Redação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários