
A Câmara Municipal de Barreiras realizou, na terça-feira (14), uma Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadã e Cidadão Barreirense. A primeira outorga de 2026 homenageou 15 personalidades indicadas pelos vereadores, por meio de Projetos de Decreto Legislativo aprovados por unanimidade em Sessão Ordinária.

A cerimônia reuniu autoridades, vereadores e vereadoras, familiares, amigos e convidados para prestigiar o reconhecimento de cidadãos que contribuíram e seguem contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e institucional do município.

Durante a solenidade, o presidente da Câmara, vereador Yure Ramon, destacou o significado da homenagem e agradeceu aos homenageados pela escolha de Barreiras como cidade para viver e construir suas trajetórias.

"A mesa diretora e todos os parlamentares desta Casa expressam a mais profunda gratidão aos homenageados por escolherem Barreiras para viver, trabalhar e prosperar. São trajetórias marcadas por recomeços, acolhimento e dedicação ao trabalho que prosperou, contribuiu com o próximo e inspirou pessoas ao seu redor. Quem planta o bem e dedica sua vida ao desenvolvimento da comunidade merece fazer parte da história da nossa cidade", afirmou.

Entre os homenageados esteve o assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, Marcelo de Souza Emerenciano, que recebeu o título por indicação da vereadora Delmah Pedra.

"Ser cidadão barreirense hoje é uma honra. Minha responsabilidade por Barreiras só aumenta. Agora sou cidadão barreirense e estou aqui para contribuir com o desenvolvimento do município", declarou.

A empresária Edezia Martins de Almeida também destacou a emoção de receber a honraria após 16 anos vivendo na cidade.

"Cheguei sem conhecer quase ninguém e hoje tenho muito orgulho de fazer parte da história deste município, retribuindo por meio do meu trabalho, da geração de oportunidades e do compromisso com a comunidade todo o carinho que recebo ao longo desses anos", disse.

Outro homenageado, o empresário Joar Evandro Motta, ressaltou a relação construída com Barreiras ao longo de mais de três décadas.

"Barreiras é uma cidade que aprendi a gostar desde que cheguei aqui e, ao longo desses 35 anos, se tornou a minha casa. Eu já era barreirense de coração e agora me sinto barreirense de nascença", afirmou.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação do músico Paulo Romeu, que executou os hinos Nacional e de Barreiras.

Adriano Stein – Victor Ian Oliveira Santos;
Allan Kardec Bomfim Bacelar – Joar Evandro Motta;
Antônio Rocha Teixeira – Aelson Ribeiro da Silva;
Ben-Hir Aires de Santana – Cristiane Tavares de Oliveira Dias;
Carmélia Carvalho de Souza – Thiago Rosa Barbosa da Silva;
Delmah Florência Pedra Britto – Marcelo de Souza Emerenciano;
Dicíola Figueirêdo de Almeida Baqueiro – Judson Almeida dos Santos;
Heleina Braz da Silva Chaves – Thailla Thaise da Silva Araújo;
Hipólito dos Passos de Deus – José Raimundo Brandão;
José Pereira Rosa – Verana Marques Rosa Matos;
Maria das Graças Melo do Espírito Santo – Dimar Eustaquio Barcelos;
Silma Rocha Alves – Cícera Pereira da Silva;
Thaislane Dias Sabel – Luis Henrique Leão;
Valdmiro José dos Santos Filho – Davino de Souza Baraúna Neto;
Yure Ramon da Silva Cunha – Edezia Martins de Almeida.





Da Redação...