Segunda, 22 de Junho de 2026
15°C 36°C
Barreiras, BA
Publicidade

Governo da Bahia investe mais de R$ 8,7 milhões para fortalecer a saúde em Cabaceiras do Paraguaçu

Nova UBS, futuro CAPS e unidade em Aporá ampliam a rede de atendimento no Recôncavo baiano.

F. Silva
Por: F. Silva Fonte: ASCOM da Secretaria de Saúde da Bahia
22/06/2026 às 08h31
Governo da Bahia investe mais de R$ 8,7 milhões para fortalecer a saúde em Cabaceiras do Paraguaçu

O município de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano, recebeu neste sábado (21) um pacote de investimentos superior a R$ 8,7 milhões destinado ao fortalecimento da rede pública de saúde.

Durante agenda oficial na cidade, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, inaugurou uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). A obra contou com investimento superior a R$ 1 milhão, incluindo construção, equipamentos e mobiliário.

Na ocasião, também foi autorizada a celebração de convênio para a construção de uma nova UBS no distrito de Aporá, com aporte de R$ 1,7 milhão. Além disso, foi anunciada a publicação do edital de licitação para a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) no município.

A nova unidade será implantada na Rua Alcebíades São Vieira, no Centro da cidade, por meio do Programa de Fortalecimento do SUS (Prosus). O investimento previsto para o equipamento ultrapassa R$ 6 milhões.

O CAPS ampliará a oferta de atendimento especializado em saúde mental, fortalecendo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e garantindo assistência multiprofissional para pessoas com transtornos mentais, sofrimento psíquico e dependência de álcool e outras drogas.

Segundo Jerônimo Rodrigues, os novos equipamentos atendem uma demanda importante da população e reforçam a parceria entre o Governo do Estado e os municípios na ampliação do acesso à saúde pública.

Roberta Santana destacou que os investimentos fortalecem a assistência desde a atenção básica até os serviços especializados, ampliando o acesso da população a um atendimento mais próximo e humanizado.

Durante a agenda, o município também recebeu um veículo administrativo avaliado em R$ 108 mil. O automóvel será utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para apoiar ações de gestão, planejamento e acompanhamento dos serviços ofertados à população.

Os investimentos fazem parte da estratégia do Governo da Bahia para ampliar e qualificar a rede de saúde em todas as regiões do estado, com foco na descentralização dos serviços e na ampliação do acesso ao atendimento especializado.

Foto: Jamile Amine / Saúde GovBA.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários