
O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, nesta quinta-feira (11), um pacote de investimentos de R$ 388,7 milhões para fortalecer a saúde pública em 52 municípios da Bahia. Ao todo, foram assinados 59 atos que contemplam a construção de novos hospitais, reformas de unidades, ampliação da assistência e entrega de veículos.
Entre as principais ações está a autorização da licitação para a construção de um novo hospital em Bom Jesus da Lapa. A unidade contará com 110 leitos, incluindo 20 de UTI, ampliando o atendimento na região Oeste e reduzindo a necessidade de deslocamentos para tratamentos de maior complexidade.
Também foram firmados convênios para implantação de hospitais nos municípios de Baixa Grande, Irará, Jacaraci e Santaluz, fortalecendo a rede de atendimento em diferentes regiões do estado.

O pacote prevê ainda a implantação de duas novas bases do Samu em Anguera e Antônio Cardoso, além da construção de 11 novas UBS, sendo duas equipadas com salas de estabilização para atendimentos de urgência e emergência.
Outra frente de investimento contempla 24 reformas em unidades de saúde. Entre os municípios beneficiados estão Mundo Novo, Quijingue e São Gabriel, onde as intervenções devem melhorar a qualidade da assistência prestada à população.
Durante o evento, foram entregues 18 veículos, sendo 16 micro-ônibus, uma ambulância e uma van destinada ao tratamento fora do domicílio.
Segundo a Sesab, desde 2023 já foram celebrados 305 convênios com municípios baianos, totalizando R$ 856,5 milhões em investimentos. Nesse período, foram viabilizadas 121 novas unidades de saúde e 11 novos hospitais em diversas regiões da Bahia.
Da Redação do 40 Graus.
