
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta quarta-feira (3), que foi surpreendido pelo anúncio de novas tarifas comerciais dos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros. Segundo ele, o Brasil não pode aceitar a forma como foi tratado pelo governo americano.
Lula relatou que, durante uma reunião com o presidente Donald Trump, discutiu diversos temas da relação bilateral. De acordo com o petista, houve divergências entre o ministro brasileiro e o representante do comércio norte-americano, levando à proposta de um prazo de 30 dias para um entendimento entre as partes.
O presidente também revelou ter entregue a Trump quatro documentos considerados importantes, abordando assuntos como o combate a facções criminosas, exploração de terras raras e a guerra no Irã.
Lula afirmou que deixou o encontro acreditando em uma nova fase de relacionamento democrático e civilizado entre os dois países.
No entanto, o chefe do Executivo disse ter sido surpreendido pelas recentes decisões adotadas pelos EUA. Sem citar nomes, ele classificou como "imbecil" quem acredita que a taxação de produtos brasileiros prejudica adversários políticos, afirmando que os impactos atingem o próprio país.
Lula reforçou a defesa da paz e do diálogo internacional. O presidente informou que pretende enviar uma nova carta a Trump e publicar artigos na imprensa internacional para contestar as medidas.
Segundo ele, os Estados Unidos estão equivocados e podem estar incentivando uma violência desnecessária no cenário mundial.
Da Redação do 40 Graus.
