
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta segunda-feira (25) um novo subsídio de R$ 0,44 por litro da gasolina. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e terá validade de dois meses.
Segundo o governo federal, o benefício será repassado diretamente a produtores e importadores pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O objetivo é reduzir os impactos da alta dos combustíveis no país.
Na última sexta-feira (22), o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, afirmou que o valor deve amenizar o recente aumento da gasolina, considerado menor que o avanço registrado no diesel.
A medida ocorre em meio à escalada internacional do petróleo, impulsionada pela guerra no Oriente Médio, iniciada em fevereiro. Apesar da pressão externa, a Petrobras ainda não anunciou reajustes no preço da gasolina vendida às distribuidoras.
Desde abril, o governo vem adotando ações para conter os efeitos da crise energética sobre consumidores e setores produtivos. Entre as medidas estão subsídios ao diesel, gás de cozinha e querosene de aviação, além da redução de tributos federais sobre o biodiesel.
Atualmente, os impostos federais representam R$ 0,89 por litro da gasolina e R$ 0,35 por litro do diesel.
Da Redação...