O Senado Federal rejeitou, na noite desta quarta-feira (29), a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão representa um marco histórico: é a primeira vez, desde 1894, que a Casa barra um nome indicado pelo presidente da República para a Corte.
Na votação secreta realizada em plenário, Messias recebeu 42 votos contrários, 34 favoráveis e uma abstenção. Para ser aprovado, eram necessários ao menos 41 votos — maioria absoluta entre os 81 senadores.
Lula terá que indicar um novo nome
Com a rejeição, a indicação foi oficialmente arquivada. Agora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisará encaminhar um novo nome ao Senado para ocupar a vaga no STF, aberta anteriormente. O futuro indicado também deverá passar por sabatina e aprovação dos senadores.
Messias era a terceira indicação de Lula para o Supremo neste mandato. Antes dele, Cristiano Zanin e Flávio Dino conseguiram aval do Senado e tomaram posse na Corte.
A aprovação na CCJ não se confirmou no plenário
Horas antes da votação final, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), havia aprovado o nome de Messias por 16 votos a 11. No entanto, o resultado positivo na comissão não se repetiu no plenário.
Durante a sabatina, o advogado-geral da União declarou ser contrário ao aborto e fez críticas às decisões monocráticas no STF, afirmando que elas reduzem a dimensão institucional do tribunal.
Rejeição não ocorria há mais de um século
Até então, a última vez que o Senado havia rejeitado indicações ao Supremo ocorreu em 1894, durante o governo do marechal Floriano Peixoto. Na ocasião, cinco nomes foram barrados: Barata Ribeiro, Innocêncio Galvão de Queiroz, Ewerton Quadros, Antônio Sève Navarro e Demosthenes da Silveira Lobo.
A nova rejeição quebra uma tradição de mais de 130 anos de aprovações no Senado para o cargo mais alto do Judiciário brasileiro.
Da Redação do 40 Graus.
governo do Estado Governador autoriza obras estruturantes para distrito de Javi, em Muquém do São Francisco
Pesuqisa Quaest Suposto empate técnico entre Jerônimo e ACM Neto nas eleições de 2026 acende o laerta na oposição da Bahia
Salvador Gestões de ACM Neto e Bruno Reis em Salvador são colocadas em xeuqe!
Gov. Jerônimo Jerônimo cresce 4 pontos na pesquisa da Quaest; ACM Neto estaciona
Rui E Wagner Rui Costa e Jaques Wagner disparam na corrida pelo Senado e consolidam favoritismo na Bahia
Roraima TSE forma maioria para cassar governador de Roraima e tornar ex-governador inelegível Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 35°
Tempo nublado