Poucas horas antes de ser preso pela Polícia Federal, no dia 17 de novembro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, participou de uma reunião virtual com o diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Ailton de Aquino. As informações são da CNN.
Segundo o portal, o encontro ocorreu entre 13h30 e 14h10 e contou ainda com a participação de Belline Santana e Paulo Sérgio Neves de Souza, ambos do Departamento de Supervisão Bancária do BC. Vorcaro foi preso por volta das 22h, no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga a emissão de títulos de crédito falsos, diante do risco de fuga para Dubai.
A defesa afirma que Vorcaro viajaria aos Emirados Árabes Unidos para tratar da venda do Banco Master a um consórcio formado pela Fictor Holding Financeira e investidores locais.
Os advogados também alegam que ele mantinha negociações com a Mastercard Brasil para viabilizar a liberação de crédito e cumprir obrigações financeiras até a conclusão do negócio.
O Banco Central informou que não comentaria o teor da reunião. No entanto, no dia seguinte à prisão, decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, medida que interrompe as atividades da instituição e inviabiliza o avanço do acordo de venda.
A decisão chamou atenção porque, em geral, a liquidação é adotada em casos de insolvência considerada irrecuperável ou de infrações graves às normas do sistema financeiro, normalmente precedida por medidas cautelares — o que não ocorreu neste caso.
A defesa sustenta que o Banco Central tinha conhecimento tanto das negociações de venda quanto da viagem de Vorcaro.
Nesta terça-feira (30), a Polícia Federal colhe, por videoconferência e de forma separada, os depoimentos de Daniel Vorcaro, do ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e de Ailton de Aquino, por determinação do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Há possibilidade de acareação em caso de contradições.
Fonte: Portal Metro1.
CNH Gratuidade do exame teórico da CNH já gera uma economia de R$ 1,8 bilhão para os brasileiros
INSS Mutirão do INSS realiza mais de 19 mil perícias médicas neste fim de semana em todo o país
SEAP Crise na SEAP pode derrubar secretário e enfraquece MDB na Bahia
Cães Abandonados Vereador recua após sugerir eutanásia de cães abandonados em Maracás
Libras Bahia reconhece Libras como meio oficial de comunicação e amplia direitos da comunidade surda
Bolsa Esporte Bolsa Esporte 2026-2027 abre inscrições para atletas baianos até 20 de maio Mín. 18° Máx. 34°
Mín. 17° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsas