Sexta, 21 de Agosto de 2026
19°C 38°C
Barreiras, BA
Publicidade

Exportações para a China serão decisivas para sustentar preços do boi gordo, aponta Itaú BBA

Oferta elevada no curto prazo pressiona mercado, enquanto projeções indicam valorização moderada da arroba em 2026.

F. Silva
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Portal do Agronegócio
25/12/2025 às 13h01
Exportações para a China serão decisivas para sustentar preços do boi gordo, aponta Itaú BBA

As exportações de carne bovina para a China serão determinantes para o equilíbrio dos preços do boi gordo nos próximos meses. A avaliação consta no Agro Mensal, relatório divulgado pela Consultoria Agro do Itaú BBA.

Segundo a análise, a manutenção do fluxo regular de embarques ao país asiático é essencial diante do cenário de oferta elevada no curto prazo, marcado pelo aumento de animais de pasto e pelo período sazonal de descarte de fêmeas.

“O fluxo regular das exportações de carne bovina para a China será fundamental para evitar pressão sobre as cotações do boi gordo”, afirma Cesar de Castro Alves, gerente da Consultoria Agro do Itaú BBA.

Mercado futuro aponta alta de 6% em 2026

No mercado futuro, a arroba do boi para 2026 foi cotada a R$ 333,10 em 12 de dezembro, representando uma alta de 6% em relação a 2025.

O relatório destaca que a expectativa de moderação gradual da oferta ao longo de 2026 pode contribuir para a estabilização das cotações no médio prazo.

Investigação chinesa perde força no curto prazo

A China adiou para janeiro a decisão sobre o processo de investigação de salvaguarda envolvendo o setor de carne bovina, tema considerado sensível para o Brasil, principal fornecedor do mercado chinês.

O adiamento reduziu a pressão sobre os contratos futuros de dezembro, enquanto o mercado físico segue estável, limitando novos avanços nos vencimentos mais curtos.

Oferta elevada limita altas no curto prazo

Apesar de a relação entre os preços da carne e do boi ainda indicar espaço para alguma valorização, a abundância de oferta tem impedido movimentos mais fortes de alta.

Dados preliminares de abates sob inspeção federal (SIF) em novembro mostram a manutenção do ritmo intenso observado em setembro e outubro, refletindo a boa disponibilidade de animais prontos para o abate.

Confinamentos seguem com margens positivas

As margens projetadas para os confinamentos permanecem positivas, sustentadas pelos preços futuros do boi e pelos custos de ração ainda controlados.

Por outro lado, o encarecimento do boi magro acende um sinal de alerta, já que a dificuldade de reposição pressiona a rentabilidade dos pecuaristas.

Bezerro segue em valorização

No mercado de reposição, a tendência é de continuidade da valorização do bezerro. O movimento é impulsionado pela oferta restrita e pela maior demanda nas fases de recria e engorda.

Fonte: Portal do Agronegócio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários