Quinta, 25 de Dezembro de 2025 06:59
77981182798
20°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Política PSD

PSD articula Romeu Zema como vice de Flávio Bolsonaro em 2026

Movimento conduzido por Gilberto Kassab visa fortalecer alianças nacionais e influenciar eleições estaduais e presidenciais.

22/12/2025 10h35
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1
PSD articula Romeu Zema como vice de Flávio Bolsonaro em 2026

O entorno do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), iniciou uma articulação para que ele seja candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026, em um movimento estratégico no cenário político nacional.

As conversas estão sendo conduzidas pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, que se reuniu com Zema em São Paulo para tratar do assunto. O acordo em discussão também prevê apoio à candidatura de Matheus Simões ao governo de Minas Gerais e o lançamento do governador Eduardo Leite (PSD-RS) como candidato à Presidência. 

Com esse arranjo, Kassab ficaria ligado a três projetos presidenciais — o de Flávio Bolsonaro, o de Eduardo Leite e manteria diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — sem que o PSD precise sair dos cargos que ocupa no governo federal, incluindo os ministérios da Agricultura, Minas e Energia e Pesca. 

A articulação também pode fortalecer a candidatura de Matheus Simões em Minas, onde ele aparece em quarto lugar nas pesquisas, atrás de Cleitinho (Republicanos), Alexandre Kalil (PDT) e Gabriel Azevedo (MDB). A ideia é que, com Zema na chapa de Flávio, apoiadores do bolsonarismo reforcem Simões e enfraqueçam Cleitinho, cujo eleitorado é alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O movimento também deve ampliar a força eleitoral de Flávio Bolsonaro em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país. Em São Paulo, ele contaria com o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)

A articulação envolve ainda a possível desistência do governador Ratinho Jr. (PSD) da disputa presidencial, já que ele não tem demonstrado intenção de concorrer ao Planalto e planeja disputar uma vaga no Senado, além de trabalhar para eleger um sucessor no Paraná. 


Da redação do 40 Graus.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.