Quinta, 25 de Dezembro de 2025 07:02
77981182798
20°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Política China

China condena apreensão de navios por EUA e acusa violação do direito internacional

Pequim critica sanções unilaterais de Washington e defende direito da Venezuela de manter relações com outros países.

22/12/2025 10h23
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1
China condena apreensão de navios por EUA e acusa violação do direito internacional

A China afirmou nesta segunda-feira (22) que a apreensão de navios estrangeiros pelos Estados Unidos representa uma grave violação do direito internacional. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa do Ministério das Relações Exteriores em Pequim.

Segundo o porta-voz da chancelaria chinesa, o país se opõe firmemente a sanções unilaterais e ilegais impostas por Washington. Ele reforçou ainda que a Venezuela tem o direito soberano de desenvolver relações econômicas e diplomáticas com outras nações.

A manifestação ocorre após os Estados Unidos interceptarem, no domingo (21), um terceiro navio petroleiro próximo à costa venezuelana, conforme relataram agências de notícias internacionais.

No sábado (20), as autoridades norte-americanas haviam apreendido o petroleiro Centuries. Já no dia 10 de dezembro, outro navio, o Skipper, também foi retido. Caso confirmada a nova ação, esta será a terceira apreensão em pouco mais de dez dias.

As medidas fazem parte de uma estratégia do governo do presidente Donald Trump para intensificar a pressão econômica e política sobre o regime do presidente venezuelano Nicolás Maduro. A Casa Branca, até o momento, não se pronunciou oficialmente sobre a nova interceptação.

Aliada do governo venezuelano, a China já havia criticado na semana passada o que classificou como “assédio unilateral” dos Estados Unidos contra a Venezuela.

Após a divulgação das apreensões, Nicolás Maduro afirmou que o país enfrenta uma “campanha de agressão”, que incluiria terrorismo psicológico e ataques diretos a navios petroleiros.

De acordo com o governo venezuelano, a ofensiva norte-americana envolve ainda mobilização militar no Caribe, sobrevoos no espaço aéreo do país e ações contra embarcações, com o objetivo de estrangular a economia nacional.

A Venezuela possui a maior reserva comprovada de petróleo do mundo, com cerca de 303 bilhões de barris, o que corresponde a aproximadamente 17% das reservas globais, segundo dados da Energy Information Administration (EIA).

Com informações do Metro1.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.