Um grupo de deputados democratas dos Estados Unidos enviou uma carta ao presidente Donald Trump pedindo a revogação das tarifas que ainda incidem sobre produtos brasileiros. Os parlamentares afirmam que a política comercial adotada pela Casa Branca não trouxe ganhos econômicos e tem prejudicado a relação entre os dois países.
No documento, os legisladores questionam a retirada da sobretaxa sobre a carne bovina, enquanto outros setores seguem taxados. Para eles, a decisão levanta suspeitas de favorecimento político à JBS, empresa brasileira que realizou a maior doação individual ao comitê de posse de Trump.
Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, cerca de 22% das exportações brasileiras para os Estados Unidos continuam sujeitas às tarifas. O impacto é maior sobre o setor industrial, apontado como o mais afetado pelas medidas.
Os deputados, liderados por Linda Sánchez e Adriano Espaillat, afirmam ainda que as tarifas não geraram empregos nem impulsionaram a indústria americana. Em contrapartida, dizem que a política comercial de Trump tem empurrado o Brasil para uma maior aproximação com a China e outros parceiros internacionais.
Do Metro1.
Macron Macron diz que será “útil” voltar a conversar com Putin
Gaza Secretário-geral da ONU lamenta sofrimento humano em Gaza: “Parte meu coração”
Chile José Antonio Kast é eleito presidente do Chile com ampla vantagem no segundo turno
Ìndia Tragedia em boate de Goa: 25 mortos após incêndio em clube noturno
África do Sul Ataque a tiros em albergue na África do Sul deixa 11 mortos, incluindo uma criança de 3 anos
Papa Primeiros meses do papa Leão XIV reacendem debates sobre gênero, sexualidade e papel de Maria na Igreja Mín. 19° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 34°
Chuvas esparsas