Quinta, 25 de Dezembro de 2025 07:02
77981182798
20°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Internacional Tarifas

Democratas pedem a Trump fim de tarifas sobre produtos do Brasil

Parlamentares apontam favorecimento político e alertam para aproximação com a China.

19/12/2025 16h44
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1
Democratas pedem a Trump fim de tarifas sobre produtos do Brasil

Um grupo de deputados democratas dos Estados Unidos enviou uma carta ao presidente Donald Trump pedindo a revogação das tarifas que ainda incidem sobre produtos brasileiros. Os parlamentares afirmam que a política comercial adotada pela Casa Branca não trouxe ganhos econômicos e tem prejudicado a relação entre os dois países.

No documento, os legisladores questionam a retirada da sobretaxa sobre a carne bovina, enquanto outros setores seguem taxados. Para eles, a decisão levanta suspeitas de favorecimento político à JBS, empresa brasileira que realizou a maior doação individual ao comitê de posse de Trump.

Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, cerca de 22% das exportações brasileiras para os Estados Unidos continuam sujeitas às tarifas. O impacto é maior sobre o setor industrial, apontado como o mais afetado pelas medidas.

Os deputados, liderados por Linda Sánchez e Adriano Espaillat, afirmam ainda que as tarifas não geraram empregos nem impulsionaram a indústria americana. Em contrapartida, dizem que a política comercial de Trump tem empurrado o Brasil para uma maior aproximação com a China e outros parceiros internacionais.

Do Metro1.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.