Quarta, 06 de Maio de 2026 06:50
77981182798
Política Bolsonaro

STF apresentou risco de fuga e ordenou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro

A decisão de Alexandre de Moraes cita obstrução, discurso agressivo, dano à tornozeleira, evasão de aliados e inviabilidade da prisão domiciliar.

23/11/2025 11h30
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1
STF apresentou risco de fuga e ordenou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes destacou que a vigília convocada por Flávio Bolsonaro em frente ao condomínio do ex-presidente foi determinante para a prisão preventiva.

Segundo o ministro, a concentração de apoiadores poderia criar tumulto e dificultar a fiscalização da prisão domiciliar.

Moraes afirmou que havia indícios de tentativa de obstrução das medidas cautelares.

Durante a vigília, Flávio Bolsonaro adotou um tom agressivo contra o STF. Ele mencionou “luta”, acusou autoridades de “ditadura” e reforçou uma narrativa de perseguição.

Para Moraes, o discurso incita o desrespeito à Constituição e às decisões judiciais, contribuindo para o aumento da tensão e do risco à ordem pública.

A violação da tornozeleira eletrônica, registrada na madrugada de sábado, foi outro fator crucial.

O Cime relatou ao STF que o equipamento foi danificado, e Bolsonaro admitiu ter usado um ferro de solda para mexer no dispositivo, alegando “curiosidade”.

Para Moraes, o ato se relaciona diretamente à tentativa de criar condições para fuga.

O ministro lembrou que Carla Zambelli e Alexandre Ramagem, ambos condenados pelo STF, deixaram o país após as decisões judiciais.

Moraes também citou que Eduardo Bolsonaro, denunciado pela PGR, encontra-se nos Estados Unidos.

Para ele, esse padrão de evasão reforça o risco real de que Jair Bolsonaro adote a mesma estratégia.

Segundo o ministro, todas as medidas possíveis para manter a prisão domiciliar já haviam sido implementadas.

Havia monitoramento constante, escoltas e atuação integrada da PF e da Polícia Penal.

Moraes concluiu que não é mais possível sustentar esse aparato sem comprometer a eficácia da Justiça.

Fonte: Portal Metro1.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários