Quinta, 06 de Novembro de 2025 04:43
77981182798
23°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Política Bolosnaro

Aliados temem que STF envie Bolsonaro à Papuda na próxima semana

Ministros discutem internamente o destino do ex-presidente - Moraes defende cela especial, enquanto ala da Corte prefere manter prisão domiciliar.

04/11/2025 18h47
Por: F. Silva Fonte: Da Redação do 40 Graus
Aliados temem que STF envie Bolsonaro à Papuda na próxima semana

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro acreditam que o Supremo Tribunal Federal (STF), poderá determinar, já na próxima semana, a sua transferência para o presídio da Papuda, em Brasília. A medida seria adotada após a Corte rejeitar os embargos de declaração apresentados pela defesa.

Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar, mas pessoas próximas avaliam que parte dos ministros do STF vê a ida ao presídio como um “símbolo” do julgamento da tentativa de golpe de Estado.

Sob reserva, um integrante da família do ex-presidente afirmou que o movimento seria uma tentativa de “humilhar” e “desgastar” o ex-mandatário politicamente.

Aposta em retorno breve ao regime domiciliar

Mesmo com a possível transferência, o entorno de Bolsonaro acredita que ele permanecerá apenas algumas semanas na Papuda. A expectativa é de que o Supremo restabeleça a prisão domiciliar, em razão das condições de saúde do ex-presidente.

Bolsonaro enfrenta sequelas da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018 e, neste ano, foi diagnosticado com câncer de pele.

A Corte ainda não se manifestou oficialmente

Questionado na última sexta-feira (31/10), sobre a possibilidade de envio do ex-presidente à Papuda, o STF não divulgou posição oficial.

Os ministros discutem o caso internamente

Fontes próximas à Corte revelam que o tema tem sido debatido entre os ministros. Um magistrado influente, que mantém interlocução com Alexandre de Moraes, defende a manutenção do regime domiciliar.

“Se nós concedemos a Fernando Collor, não há por que não concedermos a Jair Bolsonaro”, argumentou o ministro, ressaltando as necessidades médicas de ambos.

Moraes defende cela especial na Papuda

Já Alexandre de Moraes tem sustentado a ideia de que o ex-presidente seja levado à Papuda, mas com tratamento diferenciado. Segundo interlocutores, ele defende uma cela especial, com paredes brancas, televisão e ar-condicionado.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por golpe de Estado e outros quatro crimes. Ele cumpre atualmente prisão domiciliar em razão de ter descumprido medidas cautelares em outra investigação — a que apura coação no curso do processo.

(Com informações do portal Metrópoles).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.