Cientistas alemães identificaram um novo anticorpo capaz de neutralizar o HIV, vírus que já matou mais de 44 milhões de pessoas desde 1981, quando foi detectado pela primeira vez.
A equipe analisou amostras de sangue de 32 pessoas com HIV que desenvolveram, por conta própria e sem intervenção médica, uma resposta de anticorpos ampla e eficaz contra o vírus.
Entre mais de 800 anticorpos testados, um se destacou: o 04_A06. Ele bloqueia a área em que o HIV se liga às células, impedindo sua reprodução e evitando que o vírus enfraqueça o sistema imunológico.
Os pesquisadores afirmam que a descoberta pode ajudar pessoas já infectadas, uma vez que o anticorpo bloqueia o acesso do vírus às células. Eles também acreditam que ele possa prevenir novas infecções, funcionando como uma imunização passiva, quando os anticorpos são inseridos no corpo, e não produzidos por ele, como nas vacinas.
Em testes com camundongos, o 04_A06 neutralizou 98% das quase 340 variantes do HIV analisadas. A próxima etapa é avaliar o desempenho do anticorpo em testes com humanos.
Se os resultados forem positivos, os cientistas acreditam que o 04_A06 poderá marcar um novo capítulo na luta contra o HIV.
Do Metro1.
 Metanol Ministério da Saúde confirma 59 casos de intoxicação por metanol em bebidas falsificadas no Brasil 
 Hungria Rapper Hungria recebe alta após quatro dias internado com suspeita de intoxicação 
 Saúde Ministério da Saúde distribui antídoto contra intoxicação por metanol a cinco estados 
 Intoxicação Ministro da Saúde diz que casos suspeitos de intoxicação por metanol já passaram de 100 
 Metanol Brasil registra 59 casos de intoxicação por metanol e 11 casos foram confirmados laboratorialmente 
 Saúde do Estado Governador Jerônimo Rodrigues (PT), anuncia um investimento R$ 62 milhões para a modernização do Hospital do Oeste, em Barreiras Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsas