O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos, fez uma ligação para o chanceler brasileiro Mauro Vieira, celebrando o avanço no diálogo entre os dois países. A iniciativa ocorre após conversas entre Lula e Trump, e marca o início de uma nova fase nas negociações com Washington.
Rubio foi designado por Donald Trump para liderar as negociações com representantes brasileiros — entre eles o chanceler Mauro Vieira, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A ligação com Vieira durou cerca de 15 minutos, segundo relatos, e serviu para iniciar o ajuste de agendas e viabilizar uma reunião presencial em Washington.
Fontes da GloboNews informaram que as equipes dos dois governos já trabalham para definir a data do encontro presencial. A expectativa é que os temas prioritários da relação bilateral, especialmente na área econômica e comercial, sejam tratados nessa reunião.
Em entrevista à rádio Piatã FM, Lula afirmou que o Brasil “não quer briga com os Estados Unidos” e classificou a iniciativa como o começo de “um outro momento” de relação entre as nações.
Segundo ele, o diálogo entre os presidentes gerou terreno para que o secretário americano tomasse a iniciativa de avançar nas conversações entre as equipes.
O Itamaraty, por sua vez, divulgou nota informando que o telefonema entre Rubio e Vieira ocorreu na quinta-feira (data declarada pelo Ministério), e não na quarta, como mencionado por Lula. Ainda assim, o comunicado destacou o teor “muito positivo” da conversa e a concordância entre os dois lados para agendar novas reuniões para tratar da agenda econômica e comercial.
Fonte: Portal Metro1.
Mín. 22° Máx. 40°
Mín. 22° Máx. 38°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 38°
Parcialmente nublado