A presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no desfile de 7 de Setembro, em Brasília, segue incerta. Até a tarde deste sábado (6), nenhum dos 11 integrantes da Corte havia confirmado participação na área reservada às autoridades, na Esplanada dos Ministérios. O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No ano passado, seis ministros acompanharam a cerimônia que celebrou os 202 anos da Independência do Brasil: Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cristiano Zanin. Este ano, Barroso já está fora da lista, pois cumpre compromissos no exterior. Os demais magistrados ainda podem confirmar presença até domingo (7).
Paralelamente ao desfile, a capital federal deve receber manifestações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os atos têm como foco a defesa da anistia no Congresso Nacional e protestos contra o julgamento do ex-mandatário, acusado de articular uma tentativa de golpe de Estado.
O processo contra Bolsonaro, iniciado em 2 de setembro, tem previsão de conclusão na sexta-feira (12). Diante do contexto, o STF reforçou as medidas de segurança no tribunal e em seu entorno para evitar possíveis tensões ligadas à data cívica.
Fonte: Portal Metro1.
Mín. 19° Máx. 38°
Mín. 20° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 41°
Tempo limpo