
A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,8% no segundo trimestre de 2025, após marcar 7% nos três primeiros meses do ano. Este é o menor percentual da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012, e a primeira vez que o indicador fica abaixo de 6%.
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda foi acompanhada por redução nas taxas de desemprego em 18 unidades da federação. Em outras nove, o índice se manteve relativamente estável, sem variações estatisticamente significativas.
O resultado nacional já havia sido antecipado pelo IBGE no dia 31 de julho. A série da Pnad Contínua foi atualizada para incorporar as projeções populacionais mais recentes, publicadas em 2024, que levam em conta os dados do Censo Demográfico 2022.
Fonte: Portal Meio Norte.