Segunda, 08 de Dezembro de 2025 19:48
77981182798
22°

Parcialmente nublado

Barreiras, BA

Política Ipiaú-BA

Vereador é condenado a prisão por irregularidades em contratos de combustível

San de Paulista foi acusado de desviar verba pública por meio de abastecimento irregular de veículos; decisão é de primeira instância e cabe recurso.

07/08/2025 15h26
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews
Vereador é condenado a prisão por irregularidades em contratos de combustível

Ipiaú (BA) – A Justiça da Comarca de Ipiaú condenou o vereador Alessandro Moreira de Jesus, conhecido como San de Paulista (União Brasil), a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado, pelos crimes de peculato e associação criminosa. A sentença foi proferida nesta semana e ainda cabe recurso, por se tratar de decisão em primeira instância.

A ação penal foi movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), que denunciou o parlamentar por supostas irregularidades em contratos de combustível firmados pela Câmara Municipal de Ipiaú no ano de 2019, período em que San de Paulista ocupava a presidência da Casa. De acordo com a denúncia, veículos particulares teriam sido abastecidos com verba pública, caracterizando desvio de recursos.

Além do vereador, o assessor Alexsandro dos Santos Macedo Ferreira, conhecido como Marabá, também foi condenado pelos mesmos crimes, recebendo uma pena de 5 anos e 9 meses, a ser cumprida em regime semiaberto. Já o contador Nilson Almeida Santos teve a pena extinta, por motivo não especificado — podendo ser morte, prescrição ou outro fator legal.

A Justiça determinou ainda a perda do cargo público dos condenados e a inabilitação para o exercício de função pública pelo período equivalente às respectivas penas.

Em nota pública enviada à Ipiaú TV, o vereador San de Paulista afirmou que a decisão não é definitiva, que ainda não foi intimado formalmente, e que pretende recorrer da condenação. Disse ainda que permanecerá no cargo até a conclusão do processo. O assessor Marabá não se manifestou até o momento. O espaço permanece aberto para posicionamentos.

Fonte: Portal BNews.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.