
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), entrou com uma ação judicial contra a atriz e influenciadora Antonia Fontenelle, após ser alvo de declarações consideradas racistas e transfóbicas. A ação foi protocolada neste sábado (19), no Juizado Especial Cível da Comarca de São Paulo, e pede uma indenização de R$ 50 mil por danos morais.
No centro da ação está um vídeo publicado por Fontenelle em seu canal no YouTube na sexta-feira (18), no qual a influenciadora comenta o posicionamento de parlamentares do PSOL e do PT em relação ao Projeto de Lei 1112/23.
A proposta, de autoria do deputado Alfredo Gaspar (União-AL), prevê que condenados por crimes hediondos ou equiparados cumpram ao menos 80% da pena antes de terem direito à progressão de regime. Erika Hilton foi uma das parlamentares que votaram contra o projeto.
Durante o vídeo, Fontenelle se referiu à deputada com expressões ofensivas de cunho racial e transfóbico. “Preta, do cabelo duro, como todos os pretos são”, disse a influenciadora, acrescentando que pessoas negras devem “parar de querer ser brancas e ser loiras, porque vocês não são”.
Além disso, Fontenelle ameaçou fisicamente a parlamentar, afirmando: “Se ela vier para cima de mim, puxo a peruca e deixo careca. Isso aqui é meu”, declarou, referindo-se ao próprio cabelo.
Os advogados de Erika Hilton argumentam que as falas atingem diretamente a honra, a dignidade e a imagem da parlamentar, configurando os crimes de injúria racial e transfobia. A defesa pede que Fontenelle seja condenada ao pagamento de indenização por danos morais, além de eventuais sanções penais cabíveis.
Até o momento, Antonia Fontenelle não se pronunciou oficialmente sobre o processo.
Com informações do Metro1.