Sexta, 03 de Julho de 2026
15°C 33°C
Barreiras, BA
Publicidade

Câmaras de comércio nos EUA e no Brasil pedem suspensão do tarifaço de Trump

As entidades destacam que a medida unilateral vai afetar “produtos essenciais às cadeias produtivas e aos consumidores norte-americanos.

F. Silva
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Portal Meio Norte
15/07/2025 às 21h39
Câmaras de comércio nos EUA e no Brasil pedem suspensão do tarifaço de Trump

A U.S. Chamber of Commerce e a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) divulgaram uma nota conjunta nesta terça-feira (15) pedindo a suspensão da tarifa de 50% que os Estados Unidos pretendem impor sobre produtos brasileiros. A medida está prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto e foi anunciada pelo governo do ex-presidente Donald Trump.

Segundo as entidades, a taxação é unilateral e afetará diretamente produtos essenciais para cadeias produtivas dos Estados Unidos, resultando no aumento de custos para as famílias norte-americanas e na redução da competitividade de setores produtivos estratégicos do país.

Risco para a relação bilateral

No comunicado, as câmaras alertam que a adoção da tarifa poderá estabelecer um precedente “preocupante” nas relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos, consideradas uma das mais importantes para ambas as economias.

“Elas pedem que os dois países se engajem em negociações de alto nível para evitar a implementação da medida”, diz a nota.

Impacto direto nas empresas

A nota destaca ainda que mais de 6.500 pequenas empresas nos Estados Unidos dependem de produtos importados do Brasil, enquanto outras 3.900 companhias norte-americanas mantêm investimentos em território brasileiro.

O Brasil é citado como um dos dez principais mercados de exportação dos EUA, recebendo anualmente cerca de US$ 60 bilhões em bens e serviços norte-americanos.

Trecho da nota oficial

“A imposição dessa medida como resposta a questões políticas mais amplas tem o potencial de causar danos graves a uma das relações econômicas mais importantes dos Estados Unidos, além de estabelecer um precedente preocupante”, afirma o comunicado conjunto.

As entidades concluem reafirmando a disposição de apoiar iniciativas que levem a uma solução negociada, pragmática e construtiva, que evite a escalada da atual tensão comercial e preserve um comércio bilateral benéfico para os dois países.

Com informações do Portal Meio Norte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários