O Partido dos Trabalhadores (PT), iniciou neste domingo (6), o processo de eleição direta para a escolha de seus presidentes nacional, estaduais e municipais. Ao todo, 2.959.823 filiados estão aptos a participar do pleito, que terá primeiro turno neste fim de semana.
Na disputa pela presidência nacional do partido, quatro nomes estão na corrida: Edinho Silva — atual prefeito de Araraquara (SP) e favorito, com apoio declarado do presidente Lula —, além de Valter Pomar, Romênio Pereira e Rui Falcão, ex-presidente do PT.
Segundo dados da organização do processo eleitoral, foram registradas 5.542 candidaturas municipais e 95 estaduais. O Amazonas lidera em número de candidatos ao comando estadual, com sete postulantes, enquanto o Acre tem apenas um concorrente.
Apesar do grande número de filiados aptos ao voto, o partido enfrenta dificuldades na renovação de quadros. Apenas 4,3% das candidaturas são de jovens com menos de 30 anos — um total de 253. Do total de candidaturas, 1.503 são de mulheres (26%), 2.557 de pessoas pretas e pardas (45%) e 65 de indígenas.
Uma imagem registrada durante debate realizado em junho mostra os principais nomes da disputa nacional reunidos: Edinho Silva, Romênio Pereira, Humberto Costa, Rui Falcão, Valter Pomar e Gleide Andrade.
Da Redação do 40 Graus.
Mín. 14° Máx. 31°
Mín. 15° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 35°
Tempo limpo