O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), autorizou, nesta segunda-feira (30), o envio da Força Penal Nacional (FPN), para atuar no Conjunto Penal de Eunápolis, no sul da Bahia. A cidade está localizada a 647 km de Salvador. A medida tem duração prevista de 30 dias e foi assinada pelo ministro substituto Manoel Carlos de Almeida Neto, em atendimento ao pedido do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“O ministério atendeu prontamente ao pedido de envio da Força Penal Nacional. Conversei com o governador Jerônimo sobre a situação em Eunápolis. A segurança pública é prioridade do governo do presidente Lula, do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e do ministro Ricardo Lewandowski”, afirmou o ministro substituto.
O objetivo principal da ação é reforçar a segurança externa da unidade prisional e coordenar rotinas administrativas voltadas à prevenção de crises. A operação contará com apoio logístico e supervisão dos órgãos de administração penitenciária e de segurança pública do estado da Bahia.
O número de agentes da FPN a serem mobilizados será definido a partir de um planejamento conjunto entre as instituições envolvidas.
Criada em novembro de 2023, a Força Penal Nacional atua em situações de crise no sistema penitenciário brasileiro. Com profissionais altamente qualificados, a FPN promove ações integradas entre os entes federados, oferecendo suporte em segurança, disciplina, logística, reabilitação e gestão das unidades penais.
Com informações do BNews.
Mín. 14° Máx. 31°
Mín. 15° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 35°
Tempo limpo