A ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, de 72 anos de idade, começou a cumprir sua a pena de seis anos de prisão por corrupção em regime de prisão domiciliar nesta terça-feira (17), conforme informou a imprensa local. A Justiça também determinou o uso de tornozeleira eletrônica durante o cumprimento da pena.
Na semana passada, a Suprema Corte da Argentina rejeitou os recursos apresentados pela defesa da ex-mandatária e determinou o início imediato da execução da sentença. Diante da decisão, os advogados de Cristina solicitaram que a pena fosse cumprida em casa, com base na legislação argentina, que assegura o direito à prisão domiciliar para pessoas com mais de 70 anos.
Embora o Ministério Público tenha se manifestado contra a concessão do benefício, argumentando que não havia motivos humanitários evidentes para justificá-lo, o pedido da defesa foi aceito pela Justiça em razão da idade da ex-presidente.
Cristina Kirchner foi condenada por envolvimento em um esquema de fraudes em contratos de obras públicas durante seus mandatos (2007-2015), tornando-se a primeira ex-presidente do país a cumprir pena por corrupção.
Com informações do Metro1.
Mín. 14° Máx. 31°
Mín. 15° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 35°
Tempo limpo