Domingo, 13 de Julho de 2025 18:13
77981182798
Política Câmara dos Deputados

Senado vota aumento de cadeiras na Câmara dos Deputados para 531 parlamentares

O Projeto atende decisão do STF com base no Censo 2022 e amplia número de deputados sem retirar vagas de estados menos populosos.

17/06/2025 11h31
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1
Senado vota aumento de cadeiras na Câmara dos Deputados para 531 parlamentares

O Senado Federal vota nesta terça-feira (17), a proposta que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. O projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, foi articulado pela deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ) e, segundo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), deve ser aprovado sem alterações durante sua tramitação no Legislativo.

A medida atende a uma decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a redistribuição das cadeiras conforme os dados atualizados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para evitar que estados com população menor percam representação - a proposta proíbe a retirada de vagas e opta pela ampliação do número total de deputados.

Com a mudança, oito estados serão beneficiados com mais representantes, incluindo Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina. A redistribuição corrige distorções provocadas pelo crescimento populacional desigual entre as unidades da federação, respeitando os limites constitucionais de no mínimo 8 e no máximo 70 deputados por estado.

Caso o número atual fosse mantido, estados como a Paraíba, reduto político do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), poderiam perder cadeiras. Para evitar esse cenário, o projeto foi ajustado.

O impacto orçamentário estimado é de R$ 64,6 milhões por ano, valor que, segundo parecer técnico, já está previsto no planejamento financeiro da Câmara para o ano de 2027. “A avaliação de despesas já foi feita. Não vai acarretar em aumento de despesas”, garantiu Alcolumbre.

Com informações do Metro1.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.