O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, lançou neste sábado (14), uma ameaça direta ao líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, em meio à crescente escalada de ataques entre os dois países. Em comunicado oficial, Katz afirmou que, se os disparos iranianos contra civis israelenses continuarem, Teerã, capital do Irã, "vai queimar".
“O ditador iraniano está tomando os cidadãos iranianos como reféns, criando uma realidade na qual eles, e especialmente os moradores de Teerã, pagarão um alto preço pelos danos flagrantes infligidos aos cidadãos israelenses. Se Khamenei continuar disparando mísseis contra a retaguarda israelense, Teerã vai queimar”, declarou o ministro.
A declaração ocorre em meio à intensificação do conflito no Oriente Médio. Segundo a Magen David Adom, agência nacional de emergências de Israel, os ataques recentes do Irã resultaram em três mortes. Duas pessoas morreram e outras 19 ficaram feridas após mísseis atingirem casas em Rishon Lezion, ao sul de Tel Aviv. A terceira vítima, uma mulher, foi atingida por estilhaços em Ramat Gan, região metropolitana de Tel Aviv, e morreu no local.
Em resposta aos ataques, o chefe das Forças de Defesa de Israel (IDF), anunciou que os militares devem retomar os bombardeios contra alvos estratégicos em Teerã. Trata-se de uma das maiores escaladas diretas entre Israel e Irã, intensificando ainda mais o cenário de instabilidade na região, já abalado por meses de guerra na Faixa de Gaza.
O governo iraniano, por sua vez, afirma que seus ataques são uma retaliação às ações prévias de Israel, mas ainda não se manifestou oficialmente sobre as ameaças feitas por Katz.
A comunidade internacional acompanha com preocupação o agravamento das hostilidades, temendo que o conflito se amplie para além das fronteiras dos dois países.
Com informações do Bahia Notícias.
Mín. 14° Máx. 31°
Mín. 15° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 35°
Tempo limpo