O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso nesta sexta-feira (13), em Recife (PE), por agentes da Polícia Federal. A prisão ocorre em meio a investigações que apontam sua tentativa de obter, de forma irregular, um passaporte português para Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, com o objetivo de facilitar a sua fuga do país.
A informação foi divulgada inicialmente pelo Blog da Andréia Sadi e confirmada pela Polícia Federal e pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Segundo a PF, Machado teria atuado junto ao Consulado de Portugal em Recife em maio de 2025, mas não conseguiu concluir a emissão do documento. Ainda assim, há suspeitas de que ele poderia tentar o mesmo em outros consulados.
A PGR solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de um inquérito para investigar Gilson Machado por obstrução de justiça. Também foram requeridas medidas cautelares, como mandado de busca e apreensão e quebra de sigilo telefônico.
O ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 29 pessoas já são réus em uma ação que investiga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022.
Além disso, a PF informou que, em 19 de maio de 2025, Gilson Machado promoveu em seu perfil no Instagram uma campanha de arrecadação de dinheiro para Jair Bolsonaro, o que também será alvo das investigações.
A prisão de Gilson Machado aprofunda a crise no entorno do ex-presidente e pode ter desdobramentos significativos nas apurações em curso sobre os atos golpistas.
Com informações do Portal Meio Norte.
Mín. 14° Máx. 31°
Mín. 15° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 35°
Tempo limpo