Sábado, 14 de Junho de 2025 13:57
77981182798
Política Colômbia

Senador colombiano Miguel Uribe Turbay segue internado após atentado em Bogotá

Atualmente filiado ao partido Centro Democrático, Miguel Uribe é senador desde 2022.

08/06/2025 16h13 Atualizada há 6 dias
Por: F. Silva Fonte: Portal Meio Norte
Senador colombiano Miguel Uribe Turbay segue internado após atentado em Bogotá

Bogotá, Colômbia – O senador colombiano Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, permanece internado após ter sido baleado no sábado (7) durante um evento de campanha na capital, Bogotá. Ligado ao ex-presidente Álvaro Uribe Vélez, Miguel é um dos principais nomes da oposição ao governo do presidente Gustavo Petro e já se declarou pré-candidato à presidência nas eleições de 2026.

Uribe Turbay pertence a uma das famílias mais tradicionais da política colombiana. É neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala, que governou o país entre 1978 e 1982. Sua mãe, a jornalista Diana Turbay, foi sequestrada e morta em 1991 durante uma operação de resgate conduzida em meio ao auge do poder do Cartel de Medellín, comandado por Pablo Escobar. A avó, Nydia Quintero de Balcázar, é fundadora da organização social "Solidaridad por Colombia".

O atentado reacendeu memórias dolorosas de um período marcado por violência política na Colômbia, especialmente no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, quando diversos candidatos presidenciais foram assassinados.

Uribe Turbay integra uma geração de políticos marcada por essas tragédias familiares. Entre seus contemporâneos estão Carlos Fernando Galán, atual prefeito de Bogotá e filho de Luis Carlos Galán, assassinado em 1989, e a senadora María José Pizarro, filha de Carlos Pizarro Leongómez, morto em 1990.

Atualmente filiado ao partido Centro Democrático, Miguel Uribe ocupa uma cadeira no Senado desde 2022. Anteriormente, foi vereador da capital entre 2012 e 2015 e secretário de Governo de Bogotá na gestão do ex-prefeito Enrique Peñalosa, entre 2016 e 2019. Em 2019, disputou a prefeitura de Bogotá, ficando em quarto lugar.

Com formação em Administração Pública pela Universidade de Harvard, Uribe é identificado com a direita colombiana e tem como bandeira principal a segurança pública, que considera essencial para atrair investimentos estrangeiros e garantir o desenvolvimento do país.

Em outubro de 2024, no mesmo local onde sua mãe foi assassinada, anunciou publicamente sua intenção de concorrer à presidência da República. Na ocasião, destacou como a tragédia familiar moldou sua trajetória política:
“Eu poderia ter seguido o caminho da vingança, mas escolhi o do perdão – sem esquecer o que aconteceu.”

Embora o partido Centro Democrático ainda não tenha oficializado sua candidatura, Miguel Uribe desponta como um dos nomes mais fortes da legenda na disputa presidencial. A corrida eleitoral na Colômbia ainda está em fase inicial, mas o atentado já colocou em alerta autoridades e lideranças políticas sobre os riscos crescentes no cenário eleitoral do país.

Com informações do Portal Meio Norte.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.