Na manhã desta sexta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade Paris 8, localizada em Saint-Denis, na região metropolitana da capital francesa.
A instituição, criada na esteira das rebeliões estudantis de maio de 1968, é reconhecida internacionalmente por seus cursos na área de ciências humanas. Entre os nomes de destaque que já lecionaram na universidade estão o filósofo Michel Foucault e o psicanalista Jacques Lacan.
O evento contou com um forte esquema de segurança, em razão do atual contexto político nas universidades francesas, que têm sido palco de manifestações estudantis em apoio à Palestina desde o início do conflito em Gaza, em outubro de 2023.
Durante seu discurso, Lula defendeu o investimento em educação pública e políticas de inclusão social, como o sistema de cotas. O presidente citou como exemplo a transformação ocorrida na Universidade de São Paulo (USP), nos últimos anos.
“A periferia começou a frequentar a USP. E hoje nós temos mais de 50% de estudantes da USP vindos da periferia, e muitos negros e pardos”, destacou.
Lula encerrou sua fala reafirmando o compromisso do Brasil com a promoção da igualdade de oportunidades por meio da educação.
Fonte: Portal Metro1.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 14° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 34°
Tempo limpo