A juíza federal dos Estados Unidos, Allison Burroughs, suspendeu temporariamente nesta quinta-feira (5), uma ordem do ex-presidente Donald Trump que impedia a Universidade de Harvard de receber estudantes estrangeiros.
A decisão judicial garante que a universidade continue matriculando alunos internacionais enquanto o processo entre a instituição e o governo federal segue em tramitação.
A medida presidencial, assinada um dia antes, alegava que estudantes estrangeiros representavam riscos à segurança nacional. Em resposta, Harvard moveu uma ação emergencial, argumentando que a ordem seria prejudicial tanto para a universidade quanto para os alunos afetados. Em sua petição, a instituição afirmou que sem os estudantes internacionais, “Harvard não é Harvard”.
Esta não é a primeira vez que a juíza Allison Burroughs se opõe a restrições contra estudantes estrangeiros. Em maio, ela já havia barrado uma tentativa similar do governo, também sob o argumento de proteção nacional.
A Casa Branca reagiu duramente à decisão, acusando Harvard de manter vínculos com a China e de falhar na comunicação com autoridades federais. O governo mencionou investigações do FBI sobre possíveis casos de espionagem para justificar as restrições.
A polêmica ordem também impactou a emissão de vistos de estudo, afetando consulados dos EUA em vários países, incluindo o Brasil, e gerando incertezas para milhares de estudantes ao redor do mundo.
A suspensão da ordem presidencial representa uma vitória temporária para Harvard, mas o embate judicial ainda está longe do fim.
Com informações do Metro1.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 14° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 34°
Tempo limpo