A Polícia Federal (PF), ouve nesta quinta-feira (5), às 15h, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no âmbito do inquérito que apura a atuação de seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
A investigação foi aberta a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O inquérito investiga tentativas de Eduardo Bolsonaro de influenciar o governo dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras, especialmente membros do STF. Segundo a PGR, desde o ano passado o deputado tem feito declarações públicas defendendo a imposição de sanções por parte de Washington contra ministros da Corte.
O ministro Moraes considerou necessário ouvir Jair Bolsonaro, apontado como “responsável financeiro” do filho, além de autorizar o monitoramento das redes sociais de Eduardo Bolsonaro e solicitar informações oficiais às autoridades norte-americanas sobre o caso.
Além do depoimento desta quinta, o ex-presidente deverá comparecer novamente ao STF na próxima semana, desta vez como réu na ação penal que apura tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Como parte das diligências, Moraes também determinou que o chanceler Mauro Vieira informe quais autoridades diplomáticas dos Estados Unidos poderão ser ouvidas no processo.
Na segunda-feira (2), o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ) — autor da representação criminal — prestou depoimento à PF. Segundo ele, as declarações de Eduardo Bolsonaro configuram uma tentativa clara de interferência internacional contra instituições brasileiras.
Com informações do Metro1.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 14° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 34°
Tempo limpo