O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informou nesta quarta-feira (14) que recebeu 480.660 pedidos de ressarcimento de segurados que identificaram descontos indevidos em seus benefícios previdenciários. As solicitações começaram a ser feitas nesta mesma data.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., 473.940 segurados (98,6%), afirmaram não reconhecer vínculo com a entidade associativa responsável pelos descontos. Apenas 6.720 (1,4%), reconheceram algum tipo de vínculo.
Ao todo, 9 milhões de beneficiários tiveram descontos associativos aplicados entre os anos de 2020 e 2025, segundo dados do governo.
O número atual de pedidos de reembolso representa cerca de 5,4% desse total. A estimativa oficial é que aproximadamente 4 milhões de pessoas tenham sido vítimas de descontos ilegais em seus benefícios.
O INSS ressalta que a notificação sobre os descontos está sendo feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou por meio da central telefônica 135. A autarquia alerta que não realiza nenhum tipo de contato por telefone, mensagem de texto (SMS) ou aplicativos de mensagens como WhatsApp.
O valor total contestado pelos beneficiários ainda não foi divulgado pelo governo.
Com informações do Metro1.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 14° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 34°
Tempo limpo