Na manhã desta terça-feira (13), por volta das 8h, uma operação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil resultou na prisão de um homem de 28 anos por posse irregular de armas de fogo na localidade de Caraíbas de Melo, zona rural do município de Santa Rita de Cássia.
A ação foi deflagrada após a 86ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), receber informações da Polícia Civil sobre um indivíduo que estaria portando armas de fogo de forma irregular e utilizando o armamento para ameaçar moradores locais.
Os relatos caracterizam, em tese, crimes previstos no artigo 147 do Código Penal (ameaça) e nos artigos 12 ou 16 da Lei nº 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento).
Com base na denúncia, as equipes policiais se deslocaram até o local indicado. O suspeito foi localizado e abordado. Durante a busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado. No entanto, diante do comportamento suspeito do indivíduo e de relatos de moradores, os agentes realizaram uma busca nas imediações da residência, incluindo o quintal da propriedade.
Durante a varredura, foram apreendidas cinco armas de fogo do tipo espingarda, sendo três "bate-bucha", uma calibre .22 e outra calibre .28, além de uma espingarda de pressão calibre 5.5. Também foram encontradas munições compatíveis com os calibres das armas e um aparelho telefônico.
O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido à Delegacia Territorial de Santa Rita de Cássia, onde foi autuado com base no artigo 12 do Estatuto do Desarmamento por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Ele não ofereceu resistência à prisão e foi informado de seus direitos constitucionais.
Material apreendido:
03 espingardas do tipo “bate-bucha”;
01 espingarda cartucheira calibre .22;
01 espingarda cartucheira calibre .28;
01 espingarda de pressão calibre 5.5;
Munições compatíveis;
01 aparelho celular.
Com informações da 86ª CIPM/Sigi vilares.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 14° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 34°
Tempo limpo