A construção da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Caetité e Ilhéus, na Bahia, foi suspensa com 75% do projeto concluído. A informação foi divulgada nesta terça-feira (1º) pela BAMIN, responsável pela obra.
Segundo a BAMIN, o contrato com a construtora Prumo Engenharia foi desmobilizado na segunda-feira (31), após um investimento de R$ 784 milhões. O motivo da suspensão não foi informado. O g1 tenta contato com a Prumo Engenharia para obter mais detalhes.
A BAMIN garantiu que, apesar da suspensão, os serviços de manutenção continuarão, assim como todas as obrigações socioambientais relacionadas ao Projeto Integrado Pedra de Ferro. Além disso, o Grupo ERG, controlador da BAMIN, afirmou que segue em busca de investidores para apoiar a implantação da ferrovia.
O trecho 1 da Fiol foi a primeira obra anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em julho de 2023. O projeto previa 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios baianos.
Inicialmente, a previsão da BAMIN era concluir essa etapa até 2027, mas Lula solicitou celeridade para que a entrega ocorresse em 2026, ano eleitoral.
Diante da suspensão das obras, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav-BA) anunciou uma assembleia para esta quarta-feira (2) a fim de discutir a situação dos trabalhadores.
O g1 procurou o Ministério dos Transportes para comentar o caso, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Em comunicado, a BAMIN esclareceu:
*"A BAMIN, empresa subsidiária do Grupo ERG, informa que o contrato de obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL I), no trecho entre os municípios de Uruçuca e Ilhéus, será desmobilizado a partir de 31 de março de 2025, concluindo a fase inicial da construção da ferrovia, iniciada em 2023. Até o momento, a ERG investiu R$ 784 milhões na ferrovia desde o início da concessão em 2021.
É importante destacar que, mesmo com a finalização deste contrato, os serviços de manutenção serão mantidos e todas as obrigações socioambientais relacionadas ao Projeto Integrado Pedra de Ferro continuarão a serem executadas. A ERG permanece em busca de investidores que possam apoiar a implantação do projeto."*
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste foi projetada para ter três trechos, totalizando 1.527 km de extensão, conectando o futuro Porto de Ilhéus à cidade de Figueirópolis, no Tocantins, onde se interligará à Ferrovia Norte-Sul.
A ferrovia será crucial para o escoamento de minério do sul da Bahia e grãos do oeste do estado. A estimativa é que, quando estiver em operação, reduza a emissão de gases do efeito estufa em 86%.
Além disso, a Fiol deve diminuir custos de transporte de grãos, álcool e minérios para os mercados interno e externo, além de impulsionar a produção agroindustrial da região, facilitando o acesso a mercados nacionais e internacionais.
Atualmente, a Fiol 2 está em construção, sob responsabilidade da empresa Infra S.A., enquanto a Fiol 3 ainda está em fase de estudos. Quando concluída, a ferrovia beneficiará diretamente 31 municípios baianos:
*Ilhéus, Uruçuca, Aurelino Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aiquara, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Barra da Estiva, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento do Brumado, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê, Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, São Félix do Coribe, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Correntina, São Desidério e Barreiras.
Fonte: G1/BA/Sigi Vilares.
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