Segunda, 06 de Julho de 2026
16°C 35°C
Barreiras, BA
Publicidade

Mais de 70% das vítimas de ações policiais na Bahia são negras

Dados foram divulgados esta quinta-feira pela Rede de Observatórios da Segurança.

F. Silva
Por: F. Silva Fonte: Portal Metro1
08/11/2024 às 08h56
Mais de 70% das vítimas de ações policiais na Bahia são negras

Ao menos sete pessoas negras morreram, por dia, devido a ações policias em nove estados brasileiros. A Bahia está incluída na lista e é o único estado que teve um número de mortes que representou quase a metade (47,5%) das pessoas negras mortas nessas regiões. Os dados foram divulgados pela Rede de Observatórios da Segurança, através do boletim Pele Alvo: mortes que revelam um padrão.

Segundo o levantamento, foram 1.321 vidas negras perdidas. O número equivale a 77,6% do total de óbitos registrados na Bahia no ano passado, que foi de 1.702.

Para produzir o boletim foram monitorados os estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. O somatório é de 4.025 mortes, sendo que em 3.169 casos foram registrados os dados de raça e cor. 87,8% desse grupo são pessoas negras.

Na Bahia, foram 1.396 casos em que foram registradas raça/cor da vítima fatal, e 1.321 (94,6%) eram pessoas negras.

Do Metro1.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários