Domingo, 21 de Julho de 2024 07:58
77981182798
Saúde HO

Hospital do Oeste é referência em alta complexidade na região oeste da Bahia

Unidade hospitalar completa 18 anos em constante crescimento, com aumento do número de leitos, evolução nos procedimentos médicos e implantação de novas especialidades e tratamentos.

26/06/2024 21h45
Por: F. Silva Fonte: ASCOM do HO
Hospital do Oeste é referência em alta complexidade na região oeste da Bahia

O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no município de Barreiras, celebra hoje, 26 de junho, 18 anos de atividade. Ao longo desse tempo, diversas transformações foram realizadas no complexo hospitalar, resultando em aumento do número de leitos, evolução nos procedimentos médicos e implantação de novas especialidades e tratamentos que atualmente são referência na região oeste da Bahia. A chegada do HO em Barreiras, em 2006, foi determinante para o desenvolvimento que a área da saúde teve no oeste baiano. O complexo hospitalar, que desde sua fundação está sob a gestão das Obras Sociais Irmã Dulce, também mudou a realidade da população de dezenas de municípios baianos e de estados vizinhos, que antes precisava se deslocar por longas distâncias à procura de atendimento em uma unidade de saúde de grande porte.

Entre os avanços, o Hospital do Oeste saltou de 175 para 298 leitos, um aumento de 70% após as ampliações; A Emergência, com atendimento 24h e serviços essenciais como laboratório e bioimagem, realiza cerca de 225 mil exames por ano; e o Centro Cirúrgico registra, em média, 8 mil procedimentos anuais. O Hospital do Oeste também dispõe de serviços ambulatoriais contemplando diferentes especialidades, cirúrgicas e clínicas, além de atendimento de alta complexidade em neurocirurgia, cardiologia, cirurgia vascular, obstetrícia e oncologia.

Inovação em Saúde – Sempre pensando no acolhimento e bem-estar do paciente, o HO está em constantes melhorias em seus mais diversos serviços. Nos últimos anos, houve também ampliação das clínicas médica e cirúrgica, totalizando 130 leitos, com reforma e expansão da UTI Adulto, passando de 10 para 30 leitos. Outra novidade foi a UTI Neonatal, que passou de 7 para 10 leitos. Também foi requalificada a Semi UTI Neonatal, atualmente dividida em UCINCO (Unidade de Cuidados Intermediários Convencional) e UCINCA (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru).

No setor de obstetrícia foi implantado o Centro de Parto Normal (CPN), local onde as gestantes recebem estímulos ao parto humanizado, como musicoterapia, aromaterapia, massagens, banho morno e outras técnicas. Mais uma grande realização foi a criação da Casa da Gestante Bebê e Puérpera (CGBP), um local de acolhimento com assistência médica 24h para mamães e bebês com gestação de alto risco oriundas de outras cidades. O Banco de Leite Humano foi a mais recente conquista da unidade, no final de 2023.

A líder geral do Hospital do Oeste, Marina Barbizan, ressalta que nos últimos anos houve grandes avanços em áreas complexas do hospital. “Vale destacar a implantação do Serviço de Hemodinâmica, em 2021, que diagnostica e trata disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas; e também a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, em 2022, que facilitou o acesso dos pacientes em tratamento de câncer, sem que seja mais necessário fazer longas viagens para encontrar atendimento”.

Marina salienta ainda como ponto positivo o Índice de Satisfação dos Usuários. “O setor de Qualidade realiza a pesquisa de satisfação e, desde sua fundação, o Hospital do Oeste sempre ficou com média de satisfação a partir de 85%, e nos últimos quatro anos, a média tem sido de 93% de satisfação, o que reforça a certeza de que todos os profissionais do HO realizam um bom trabalho, empenhados em amar e servir”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.